sexta-feira, 12 de abril de 2013

Resumo: Art of Computer Systems Performance Analysis: Techniques for Experimental Measurements Simulation and Modeling - Capítulo 1



Livro: "Art of Computer Systems Performance Analysis: Techniques for Experimental Measurements Simulation and Modeling" de Raj Jain

Formato: CHM

http://www.4shared.com/file/VgR6Arts/Art_of_Computer_Systems_Perfor.htm

 
(Leia abaixo o resumo do Capítulo 1)

O Objetivo do livro é explicar os termos e as técnicas de avaliação de desempenho com ênfase em técnicas simples para solução de problemas, avaliação de arquiteturas alternativas, comparação de dois ou mais sistemas, determinar o melhor valor de um parâmetro, encontrar gargalos, caracterização de carga (entrada do sistema), número de componentes (capacidade de planejamento) e prever futuras cargas, onde endende-se que sistema quer dizer qualquer conjunto de hardware, software e firmware.

Objetivos após ler esse livro:

1.      Selecionar a técnica de avaliação, métricas de desempenho e cargas de trabalho ideais: Técnicas de medida e avaliação de desempenho que devem ser usadas para análise de desempenho e modelagem analítica. (Parte I)

2.      Conduzir medidas de desempenho corretamente: Escolher as melhores técnicas e ferramentas (entre monitores e geradores de carga) para medição de desempenho em cada caso corretamente. (Parte II)

3.      Usar as técnicas estatísticas próprias para comparar diversas alternativas: A maioria das avaliações de desempenho consiste em encontrar a melhor alternativa entre todas. As técnicas estatísticas usadas para comparar diversas situações são discutidas na Parte III.

4.      Projetar medidas e simular experimentos para prover a maior quantidade de informações com o mínimo de esforço: Projetar experimentos e técnicas para organizar experimentos para obter o máximo de informações com um número mínimo de experimentos apresentados. (Parte IV)

5.      Executar a simulação corretamente: Determinar questões como a linguagem da simulação, assim como seeds e algoritmos para geração de números aleatórios, comprimento da simulação e analisar o resultado da simulação. (Parte V)

6.      Usar modelos de fila simples para analisar o desempenho de sistemas: Diferentes tipos de filas e redes de fila. Modelos de filas em modelagem analítica de sistemas de computadores. (Parte VI)

A arte da avaliação de desempenho.

A avaliação do desempenho de um sistema pode ser considerada uma arte. Uma avaliação não pode ser efetuada mecanicamente, isto é, depende da interação com o conhecimento de quem avalia. Dado um mesmo dado, dois analistas podem interpreta-los diferentemente. Isso pode gerar um problema chamado de Disputas de Razão ("Ratio Game"). Algumas podem ser propositais ou resultado da falta de conhecimento e da metodologia correta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário